89% dos medalhistas brasileiros são formados por clubes!

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 confirmaram uma realidade que já é constante para muitos dirigentes: a grande maioria dos atletas olímpicos nacionais são formados ou tiveram alguma passagem pelos clubes brasileiros. Dos 19 pódios do Brasil no Rio, 17 foram de atletas que vieram de clubes esportivos, o que corresponde a 89,47%.

Apenas dois medalhistas não integram clubes esportivos entre aqueles que participaram do quadro de medalhas: Rafaela Silva (formada pela ONG Instituto Reação) e Robson Conceição (que integra a Academia Champion de Boxe). O Time Brasil, formado por toda a delegação olímpica brasileira, bateu um recorde nas olimpíadas deste ano: conquistou 19 medalhas – sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze.

Nesta contagem estão incluídos os grandes times em campo, como futebol e vôlei, mas também esportes individuais como taekwondo, tiro esportivo e muitos outros. “Este valor só ratifica a importância do segmento clubístico para o desenvolvimento do esporte no Brasil”, declarou o presidente da Confederação Brasileira de Clubes – CBCf, Jair Pereira.

Fonte: Boletim Virtual Nº 2065 - 22 de agosto de 2016 Confederação Brasileira de Clubes - CBCf