Hidroginástica Para Gestantes !


A Hidroginástica para gestantes.

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de transformações e isso inclui a nova postura desenvolvida para acomodar o bebê, que na maioria das vezes, acaba por forçar a musculatura da coluna, causando muito desconforto, e até mesmo dor.

O peso extra que a mulher passa a carregar diariamente exige uma força complementar de toda a musculatura, mas, nem sempre, durante essa fase, será possível manter uma rotina de exercícios intensos para as praticantes habituais, muito menos para as iniciantes.

Uma forma de se exercitar, sem sobrecarregar ainda mais o corpo, é através da hidroginástica.

Como é a Estrutura da Aula?

A aula visa proporcionar um maior equilíbrio à gestante, uma vez que um grande peso extra se concentra na região abdominal. A partir dos exercícios, uma readequação postural proporcionará maior conforto à mulher.

Os exercícios incluirão alongamentos, aquecimentos e condicionamento aeróbico para trabalhar toda a estrutura musculoesquelética.

Fazem parte também os exercícios respiratórios, para melhorar a circulação, ajudar a relaxar, diminuir ansiedade e estresse, além de, na parte física, proporcionar o desenchaço dos membros inferiores.

Precauções Durante a Prática

Por mais agradável e divertida que a aula possa estar transcorrendo, alguns sinais, se ocorrerem, deverão fazer com que a grávida interrompa imediatamente o treino. São eles:

  • Exercícios à exaustão que estejam provocando dores;

  • Tonturas;

  • Contrações na região abdominal;

  • Falta de ar;

  • Sangramento vaginal;

Benefícios da hidroginástica para gestantes
  1. Aumenta a disposição;

  2. Alivio das dores durante a gravidez;

  3. Elimina a prisão de ventre;

  4. Melhora o humor;

  5. Tende a ganhar menos peso;

  6. Reduz o inchaço nas pernas, joelhos e tornozelos, principalmente;

  7. Benefícios para o coração e para o sistema circulatório;

  8. Previne varizes;

  9. Reduz a incidência de diabetes gestacional;

  10. Elimina o risco de acidentes, quedas e ferimentos;

  11. Melhora o sono;

  12. Diminui estresse e ansiedade.

  13. Melhora da autopercepção corporal que pode ajudar no caso de um parto normal

Avaliando os resultados

Na prática, a hidroginástica para gestantes mostrou resultados bastante interessantes, de acordo com a pesquisadora chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Campinas, Dra. Erica Baciuk, num estudo de 2008, onde foram avaliados os efeitos da hidroginástica pré-natal num grupo de 71 voluntárias gestantes, na 20ª semana de gravidez.

Elas foram divididas em dois grupos: 34 delas participaram de um programa de hidroginástica pré-natal, 50 minutos, 3 vezes por semana. As 37 restantes não fizeram esse tipo de atividade física.

O estudo revelou que entre as 37 mulheres que não fizeram hidroginástica, 25 pediram epidural durante o parto, enquanto no outro grupo, apenas 9 mulheres solicitaram a anestesia. Epidural é o tipo de anestesia mais comum durante o parto. Ela bloqueia a dor local, não sedando a pessoa completamente. Irá promover o alívio das dores durante o trabalho de parto.

Portanto, nota-se que os benefícios hidroginástica durante o período gestacional foram facilitar as contrações, fortalecer a musculatura e permitir que as dores fossem mais toleráveis durante o parto.

Quando evitar a hidroginástica durante a gravidez

Mulheres deverão conversar com seu obstetra e/ou ginecologista antes de optarem pela prática de hidroginástica pré-natal se:

  • Tiverem problemas pulmonares;

  • Souberem ter placenta prévia, ou placenta de inserção baixa;

  • Forem cardiopatas;

  • Apresentarem problemas no colo uterino;

  • Apresentarem pré-eclâmpsia;

  • Histórico anterior de parto prematuro;

  • Quadros anteriores de abortos espontâneos.

Lesões durante a gravidez

Algumas mulheres se queixam de sofrerem muitas lesões durante o período de sua gravidez. Isso se deve à produção do hormônio relaxina, que é responsável pelo “afrouxamento” da musculatura e articulações, visando facilitar a passagem da criança pela pelve na hora do nascimento.

Por esse motivo, entre outros, a hidroginástica para gestantes é o exercício que menos provocará lesões durante a gravidez.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Grão Pará, 589 - Santa Efigênia
Belo Horizonte, MG - 30150-341

(31) 3241-1543

  • Facebook Basic Black

© 2015 Todos os direitos reservados ao Clube Palmeiras BH

Criado por Bonita Comunicação